sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Filetes de polvo com arroz do mesmo



Adoro polvo de todas as maneiras! E sei que há vários restaurantes no Porto que têm esta especialidade - Filetes de polvo com arroz do mesmo!
Mas sempre que vou ao Porto nunca consigo ir lá comer.
Por isso meti mãos à obra nesta receita inventada que magiquei logo assim que um amigo me ofereceu um polvo de 3 kg que ele tinha pescado!

O que usei:
um polvo de +/- 3kg
1 cebola inteira
1 copo de água

1 fio de azeite generoso
5 tomates cherry (andavam a boiar no frigorífico)
1 cebola picada
1/2 pimento verde
1,5 colher de sopa de paprika
2 folhas de louro
2 dentes de alho
2 caldos de marisco
1,5 canecas de arroz agulha

farinha q.b.
4 ovos
sal q.b.
pimenta q.b.

Como fiz:
Cozi o polvo com a cebola inteira e com casca e um copoo de água na panela de pressão, 25 minutos depois do apito soar.
Retirei o polvo - depois de arrefecer um pouco - e cortei-o. As pontas pequenas e as peles que se soltaram, bem como a cabeça, em pedaços pequenos para o arroz e os tentáculos mais grossos cortei em pedaços grandes e depois dividi-os ao meio.
Numa panela limpa fiz o refogado - bem puxado como diz a minha mãe, ou seja cozinhou durante bastante tempo - com o azeite, a cebola picada os tomates cherry, a paprika, o louro, o pimento e os dentes de alho. Deixei cozinhar até o azeite desaparecer, depois fui juntando a água de cozer o polvo.
Ao fim de 20 minutos coloquei os caldos de marisco e deixei mais 3 a 4 minutos.
Quando provei achei que estava um bocado salgado - eu costumo cozinhar com pouco sal - e retirei mais de metade do caldo (que guardei para outra receita) e coloquei água para cozinhar o arroz.
Quando levantou fervura juntei o arroz. Cozeu cerca de 10 minutos.

Num saco coloquei sal fino q.b., pimenta e a farinha. Passei os filetes pela farinha e depois por ovo batido e fritei em azeite de fritar.

Servi tudo junto - e também à família do meu amigo pescador - e até pensei estar no Porto a comer este manjar. Só não posso é comparar mas um dia... Um dia vou comer isto no Porto!

Sem comentários:

Enviar um comentário