Há sempre qualquer coisa, nem que seja um ovo estrelado! Este é o lema cá de casa. E acho que isso define um bocadinho da minha cozinha, muito improviso e algumas receitas que se seguem à risca para não falhar!
segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Pão milagre ou pão sem levedar
Já tinha feito este pão mas não me tinha convencido. Ficou pequeno mais parecia uma bolacha e nem sequer era nada de especial. Eu achei que era porque o pirex era grande e não era a melhor solução para cozer o pão!
Mas o fim de semana convidava a fazer um pãozinho - 9 da manhã frio lá fora e sem querer ir à rua - sem pão para o pequeno almoço e sem tempo para esperar 3 horas que levedasse.
O que usei:
350 gr água
620 de farinha tipo 65
1 pacote de fermento fresco (25gr)
20 gr de sal
Como fiz:
Liguei o forno a 200º
Coloquei a água com fermento na Kitchenaid e liguei na velocidade média durante 2 minutos.
Juntei a farinha e o sal e comecei a misturar na velocidade baixa e depois fui aumentando até à média, cerca de 2 minutos.
Na bimby também não pode ser mais fácil. No copo junta-se a água e o fermento e mistura-se 37º/ 2 min/ vel 2. Junta-se o sal e a farinha e amassa-se 2min/ vel espiga.
Pincelei uma panela de ferro fundido com azeite e coloquei lá dentro a massa em forma de bola, com uns cortes em cima, tapei e levei ao forno cerca de 30 minutos.
Ao fim deste tempo retirei a tampa e deixei mais 15 minutos para dourar e criar crosta.
Mais de metade foi logo quente ao pequeno almoço - ninguém quis almoçar!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário