Há sempre qualquer coisa, nem que seja um ovo estrelado! Este é o lema cá de casa. E acho que isso define um bocadinho da minha cozinha, muito improviso e algumas receitas que se seguem à risca para não falhar!
sexta-feira, 22 de maio de 2015
Croissants
Tive que experimentar os famosos croissants da Cristina!
Estavam bons mas não eram exatamente o que eu estava à espera.
O que usei:
500g farinha tipo 65
um pacote de fermento fresco de padeiro
1 colher chá de sal grosso
1 gema
250 gr de leite
1 colher de sopa óleo
1 colher sopa de açúcar
2 colheres sopa de iogurte natural
1c. sopa de manteiga derretida para pincelar a massa
Como fiz:
Coloquei no copo da bimby o leite, o fermento, o sal e o açúcar e liguei 37º/ 2 min/vel 1.
Juntei todos os outros ingredientes, exceto a manteiga e liguei 5 min/vel espiga.
Retirei a massa para uma superfície enfarinhada e dividi-a em 5.
Derreti a manteiga no microondas, por 30 segundos.
Estendi com o rolo da massa uma parte da massa, em formato mais ou menos redondo e pincelei-a com a manteiga. Estendi outra parte da massa e sobrepus à massa pincelada com a manteiga, pincelei com manteiga. E repeti este processo para todas as partes de massa, mas a última já não pincelei com manteiga.
Quando tinha as 5 camadas voltei a esticar para ficar com forma redonda mas muito grande. Cortei a massa como se fosse uma piza e enrolei as fatias, da parte mais larga para a mais fina e coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Como tinha um bocadinho de pressa coloquei o tabuleiro no forno ligado a 50º para levedar, durante 15 minutos. Retirei do forno, liguei a 200º e deixei aquecer e depois cozi, cerca de 15 minutos.
Esta massa trabalha-se muito bem e faz-se muito rápido. Faz uns croissants bons para rechear com doces ou salgados. Congelei a maior parte e os miúdos têm levado para a escola com fiambre ou queijo, em vez do pão.
Eu gosto de croissants de brioche que já são doces por natureza por isso vou tentar adaptar esta receita... com mais ovos e mais açúcar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário