sexta-feira, 27 de março de 2015

Feijoada de pota

Cá em casa somos 4, 2 adultos e 2 crianças, por isso as quantidades que faço têm esse público como objetivo.

Há uns tempos decidi deixar de utilizar feijão de lata, porque é mais caro porque tem mais sal, porque tem conservantes... essas coisas todas que a gente ouve por aí. Por isso compro - às vezes tenho a sorte de me darem, como foi o caso deste - feijão e grão e cozo em casa.
Como não tenho muito tempo para fazer o jantar costumo cozer uma ou duas doses de cada vez e congelo. Às vezes congelo com a àgua da cozedura outras não. Congelo em quantidades equivalentes a uma lata grande - cerca de 450gr de feijão sem água.


O que utilizei:
Azeite
1+1/2 cebolas
2 dentes alho
2 folhas de louro
1/2 lata de tomate pelado
75gr de bacon
3 cenouras pequenas

Feijão manteiga cozido (+/- uma lata grande)
800gr de pota congelada (eram só tentáculos)
Sal
Pimenta

Como fiz:
Cozi de véspera - enaunto jantava - a pota na panela de pressão durante 20 minutos com uma cebola pequena com casca e um copo de água,sem sal. Deixei tudo dentro da panela de pressão até ao dia seguinte.
Cobri o fundo da panela com azeite, piquei a cebola e refoguei juntamente com os dentes de alho esmagados com casca e as folhas de louro, até a cebola ficar transparente. Juntei o bacon, o tomate e as cenouras e deixei fritar um pouco. Juntei àgua de cozer a pota e deixei cozer a cenoura durante 2/3 minutos. Juntei o feijão e a pota cortada em pedaços. Só nesta altura junti os temperos - sal e pimenta. Deve ter ficado a apurar cerca de 20 minutos em lume médio.


Sem comentários:

Enviar um comentário