segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Roast beef e gravy


O meu irmão mora em Inglaterra e sempre que lá vamos é incontornável que comamos uma vez, pelo menos, um sunday roast num pub qualquer.
Este natal fomos lá e claro não pode faltar a tal incursão ao Toby. Mas o nosso almoço de dia de natal também foi carne de vaca assada e o meu filho gostou tanto daquela refeição que passa a vida a pedir carne com gravy (molho feito a partir dos sucos da carne e legumes).
Tentei fazer reproduzindo a receita mais ou menos que fizemos lá mas a coisa não correu da mesma maneira, por duas razões - a qualidade da carne para assar em Portugal não é a mesma e o naco que cozinhei era bem mais pequeno do que o outro.

O que usei:
1 naco de carne de vaca para assar com 1,5kg (eu pedi da perna)
2 cenouras
1 cebola grande
1 talo de aipo
2 folhas de louro
sal q.b.
pimenta q.b.
Alecrim seco q.b.
2 dentes de alho
1 cubo de caldo de carne dissolvido em 1 lt de água

Como fiz:
Retirei a carne do frigorífico cerca de 1 hora antes de começar a cozinhar.
Liguei o forno a 250º.
Cortei os vegetais e coloquei num tabuleiro de forno.

Temperei a carne com sal e pimenta e coloquei em cima dos vegetais.
Reguei tudo com um fio de azeite, acrescentei o louro e os alhos e reguei tudo com mais ou menos um quarto do caldo de carne.
Coloquei no forno e reduzi logo para 200º. Para ficar mal passada por dentro deixei no forno cerca de 1 hora. Durante este tempo abri o forno 2 vezes para regar a carne com o líquido que estava no tabuleiro.
Retirei a carne e deixei repousar 15 minutos antes de cortar.
A carne ficou boa para a qualidade que era, a grande diferença foi no molho.
Como o tabuleiro dos vegetais só esteve no forno 1 hora os vegetais ficaram mal cozidos e não caramelizaram o suficiente, por isso quando os coloquei na bimby para passar fiquei com um puré grumoso ao qual acrescentei todo o caldo de carne que tinha preparado ao princípio.
Esta é uma receita a repetir, sem duvida alguma, mas tenho de repensar o modo de fazer o gravy.


Sem comentários:

Enviar um comentário