segunda-feira, 6 de abril de 2015

Pão do Renato

Vi esta receita num grupo da Bimby e levou-me a este blog.
Faço quase todos os fins de semana no forno elétrico em minha casa, mas na casa dos meus avós há um forno a lenha e eu tive de experimentar.
Desengane-se quem pensa que cozer pão em forno de lenha é fácil, acertar com a temperatura certa é obra e eu à terceira tentativa consegui!


O que usei:
340 gr de água
1/2 pacote de fermento seco
600 gr de farinha de trigo tipo 65
2 colheres de chá de sal grosso

Como fiz:
Coloquei no copo da bimby a água e o fermento, liguei temp 37/2 min/vel 2.
Adicionei a farinha e liguei 2 min/vel espiga.
Juntei o sal e liguei 1 min/vel espiga.
Deitei a massa numa tigela com farinha e cobri também com farinha e deixei levedar cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
Moldei seis pães e polvilhei-os de farinha. Dei um golpe com uma faca afiada em cada um e deixei repousar mais 10 minutos.
Coloquei-os no forno diretamente sem tabuleiro para ficar com uma crosta típica de pão de lenha.
Ficaram ótimos. Os terceiros...
Estes sao os que faço em casa, no forno elétrico - o aspeto é o mesmo mas o sabor é bem diferente!



Sem comentários:

Enviar um comentário