quarta-feira, 29 de abril de 2015

Sopa da avó

A minha avó era uma cozinheira excecional! Havia comidas que mais ninguém sabia fazer como ela e sopa é uma delas.
Aprendi aos 10 anos a fazer sopa com ela... pelo telefone! E agora é a Bimby que faz as sopas parecidas com as da minha avó!



O que usei:
450gr de feijão manteiga cozido
4 batatas
2 cenouras
1 tomate grande
1 cebola
1/2 nabo
1 couve coração pequena
água q.b.
azeite
sal

Como fiz:
Cortei as batatas e as cenouras em cubos pequenos e coloquei metade no copo e metade no cesto. Cortei também o nabo a cebola e o tomate em cubos e juntei no copo. Cortei a couve em juliana e coloquei na varoma. Coloquei água no copo mais ou menos 1 lt e coloquei o cesto. Coloquei a varoma e liguei varoma/30 min/vel 1 (atenção que os legumes de baixo podem fazer pressão no cesto, se isso acontecer, triturar um bocadinho sem cesto - 5 seg/vel 3 - para ganhar mais espaço no copo).
No fim do tempo retirei o cesto e juntei no copo metade do feijão e juntei sal e azeite cru. Liguei 1min/vel 3 5 7 (eu para passar as sopas faço sempre 15 seg/vel 3, 15 seg/vel 5 e 30 seg/vel 7, ficam sempre cremosas). Depois de passada achei que estava muito grossa e juntei água até aos 2 litros e ligeui novamente 10 seg/vel 7. Depois juntei o feijão inteiro, as batatas e as cenouras do cesto e a couve da varoma. A minha avó ainda costumava juntar massa cotovelinhos, mas eu achei que já era uma sopa potentíssima.

Sem comentários:

Enviar um comentário