sexta-feira, 13 de maio de 2016

Almôndegas com fettucine




Os meus filhos adoram almôndegas, mas não gostam muito das compradas no talho porque depois de cozinhadas ficam normalmente muito duras.
Adoram as do IKEA mas nem sempre tenho em casa.
E também adoram as que eu faço.
Começo por comprar carne picada em promoção, normalmente só de vaca.
Depois em casa faço o tempero geral para rolo de carne, hambúrgueres e almôndegas.

O que usei;

2 kg de carne picada de vaca
4 ovos grandes
2 cebolas picadas
200 gr de pão ralado
pimenta


1 lata de tomate pelado
2 cubos de caldo de carne
1 folha de louro
1/2 cebola picada
1 fio de azeite
1 copo de vinho branco
manjericão fresco
1 colher de sobremesa de orégãos

250 gr de fettucine
1 lt de água
1 colher de chá de sal


Como fiz:
Juntei a carne com os ovos, o pão ralado, a cebola picada e a pimenta.
Retirei 2 partes de 1/2 kg desta mistura e fiz 2 rolos de carne - com os recheios que gostamos um de fiambre e queijo e outro de farinheira - fiz 8 hambúrgueres com 125 gr cada e o resto da mistura moldei em almôndegas.
Congelei tudo.
Neste dia esqueci-me de tirar alguma coisa do congelador mas não me apetecia enlatados nem fritos por isso ou era take away ou... ou ... tenho aqui almôndegas, que vão já diretamente para o tacho.
Num tacho com fundo antiaderente coloquei um fio de azeite e 1/2 cebola picada e deixei refogar.
Coloquei as almôndegas no tacho para selarem e depois juntei uma lata de tomate pelado triturado e uma folha de louro. Deixei fritar um bocadinho e juntei os caldos de carne e o vinho.
Deixei cozer em lume médio, tapado.
Entretanto cozi o fettucine na bimby.
Coloquei no copo 1 lt de água e o sal e liguei varoma/10 min/ vel 2.
Coloquei o fettucine pelo bocal e liguei varoma/ 8 min/ vel colher inversa (o tempo de cozedura depende das instruções do pacote e do gosto - mais al dente ou mais cozinhado).

Sem comentários:

Enviar um comentário