quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Bolo mármore de iogurte



Aniversário é sempre sinónimo de bolo!
A minha filha faz 7 anos e hoje levou para a escola o bolo para celebrar com os seus colegas.
Como a festa será no fim de semana hoje só fiz um bolo simples mas como ela me pediu - "Mãe, tem de ser um bolo mármore!"

O que usei:
10 ovos xl
800 gr de açúcar

2 colheres de extrato de baunilha
2 iogurtes naturais
220 gr de óleo
300 gr de farinha com fermento
2 colheres de sopa de  fermento em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó.

100 gr de natas
200 gr de chocolate para culinária
10 gr de margarina

Como fiz:
Coloquei todos os ingredientes, exceto a farinha e o fermento, na batedeira elétrica e bati na velocidade 4 durante 5 minutos.
Juntei a farinha e o fermento e bati até estar totalmente envolvida na velocidade 4.
Retirei metade da massa para uma forma de tubo, previamente untada, e juntei 2 colheres de sopa de cacau ao resto da massa.
Bati novamente na velocidade 4 até estar totalmente envolvido.
Verti por cima da outra massa e cozi o bolo no forno cerca de 1 hora 15 minutos. Mais ou menos a meio da cozedura tapei com papel de alumínio para não ficar queimado.

Aqueci as natas numa tigela no microondas durante 30 segundos. Juntei o chocolate partido em pedaços e deixar derreter. Fui mexendo até estar tudo derretido. Se não ficar logo derretido vai-se colocando em intervalos de 30 seg no microondas para não queimar o chocolate. No final incorporei a margarina só para dar brilho.
Cobri o bolo ainda quente com o ganache e coloquei as flores de açúcar.

Na bimby. Atenção que estas quantidades correspondem a 2 doses da receita do livro base da TM31. Colocam-se todos os ingredientes no copo e liga-se 5 min/vel 4. Junta-se a farinha e o fermente e mexe-se 15 seg/ vel 3. Deita-se metade da massa na forma e à restante adiciona-se 2 colheres de sopa de cacau em pó. Deita-se por cima da outra massa na forma. Coze-se por 1
 hora e 15 minutos.

No copo limpo colocam-se as natas e liga-se 3 min/80º/ vel 3. Junta-se o chocolate partido em pedaços e a margarina e deixa-se uns segundos para derreter. Liga-se 20 seg/vel 7.


Sem comentários:

Enviar um comentário