quinta-feira, 7 de maio de 2015

Rissóis de frango




Quando vou comprar frango costumo comprar frango inteiro, embora seja muito raro cozinhar o frango todo - ou comemos pernas ou peitos.
Mas eu compro inteiro e peço para cortar logo no talho - pernas e peitos separados e o espinhaço e as asas noutro lado. Se apetecer quando chego a casa cozo logo o espinhaço e as asas e depois congelo a carne que se aproveita senão congelo direto. Foi o que aconteceu neste caso tinha já dois sacos de espinhaços e asas e meti mãos à obra.

O que usei:

Massa (2 vezes):
250 gr farinha
250 gr água
30 gr margarina
1 pitada de sal
1 fio de azeite
Recheio:

Espinhaço de frango e asas
2 cenouras
1 cebola
2 folhas de louro
Salsa e manjericão frescos
Orégãos q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

2 colheres de farinha
200 ml de leite
1 lata de cogumelos laminados
1 cebola média
Caldo de frango reservado
Pão ralado q.b.
4 ovos
1 lata de salsichas

Como Fiz:
Na panela de pressão cozi o frango com a cenoura, o louro, 1 cebola inteira, salsa e manjericão, pimenta, sal e oregãos. Deixei cozer por cerca de 20 minutos depois do vapor começar a sair.
Depois de cozido e mais frio separei a carne dos ossos e reservei o caldo da cozedura.

Piquei a cebola e refoguei numa panela com azeite. Juntei os cogumelos e o frango desfiado. Deixei cozinhar um bocadinho e acrescentei 2 colheres de farinha, o leite e fui juntando o caldo de cozer o frango, até ter a consistência que eu queria. Ficou uma pasta mais ou menos grossa.

Pesei a farinha e reservei. No copo coloquei todos os outros ingredientes da massa exceto o azeite e liguei 5min/100º/vel 1. No fim juntei a farinha toda de uma vez e liguei 20 seg/vel 4. nos últimos 5 seg juntei o fio de azeite pelo bocal. Retirei e reservei. Repeti o processo.

Recheei os rissóis em retângulos tipo almofadinhas e panei.

 Como me sobrou um bocado de massa, para não deitar fora, fiz uns rolinhos de salsicha - abri uma lata de salsichas e enrolei na massa.





Sem comentários:

Enviar um comentário