quarta-feira, 23 de março de 2016

Bolo Formigueiro na varoma




Queria experimentar fazer um bolo na varoma.
E uma amiga minha ganhou a forma da bimby numa demonstração que recebeu na sua casa, foi a desculpa certa... empresta-me a forma para eu experimentar, pooooooooooor favooooooooooooooooor!
Como também andava para fazer outra vez o bolo formigueiro que eu adoro mas nunca me tinha calhado bem foi esta a altura.
A forma da bimby é muito pequena e por isso tive de dividir a massa - mesmo bom assim vejo logo como fica no forno e na varoma!
O bolo mais branquinho é o cozido a vapor na varoma e o outro mais castanhinho é o cozido no forno.

O que usei:
4 ovos
1 cup de leite
2 cups de farinha de trigo com fermento
1,5 cups de açúcar
60 gr de margarina
100 gr de coco ralado (só tinha um restinho no pacote- cerca de80gr)
100 gr de granulado de chocolate (apenas coloquei 75gr, não tinha mais)
1 colher de chá de fermento em pó (esqueci-me e não coloquei)

Como fiz:
Bati as claras em castelo no copo da bimby com a borboleta, 4,5 min/vel 3,5.
Retirei e reservei.
Sem lavar o copo, retirei a borboleta e coloquei as gemas, o açúcar e a margarina no copo e liguei 5 min/vel 4.
Liguei o forno a 180º
Liguei a bimby em vel 3 e coloquei metade do leite pelo bocal. Depois juntei metade da farinha, o restante leite, a farinha, o coco e o granulado de chocolate, tudo pelo bocal.
Juntei este preparado às claras batidas em castelo e envolvi com a espátula até estar misturado.
Untei as formas e polvilhei com farinha.
Coloquei metade da massa em cada forma e uma coloquei no forno e a outra na varoma.
Coloquei 1,5 lt de água na bimby e liguei varoma/ 60 min/ vel 2.
Como não sabia o tempo que demorava experimentei aos 40 minutos e o palito ainda saia húmido, quer da forma do forno quer da varoma.
Desliguei os dois bolos ao mesmo tempo, marcava 12 minutos e qualquer coisa na Bimby, ou seja 47 minutos mais coisa menos coisa.
Eu gosto mais da crosta do bolo cozido no forno mas os meus filhos preferem o cozido na varoma.
Os bolos ficaram os dois fofinhos, agora é ver quanto tempo aguentam!

Sem comentários:

Enviar um comentário