quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Fofinhos de leite





Eu preparo todos os dias 4 lanches - 2 crianças que não comem em casa antes de sair, por isso levam o pequeno almoço e o lanche da tarde para a escola.
Como todos os miúdos os meus também adoram aqueles bolos embalados que aguentam muito tempo, mas eu estou a tentar não comprar produtos processados para tentar combater os hábitos menos saudáveis que temos na alimentação. Estes fofinhos são muito parecidos com os manhãzitos.
Normalmente para a tarde levam sempre pão com qualquer coisa - fiambre, queijo, chourição, ovo... e de manhã tenho mais ou menos um plano - segunda-feira bolo caseiro, terça-feira fruta, quarta-feira um snack salgado (bolachas de água e sal ou gressinos ou tostas) com queijo, quinta-feira cereais e sexta-feira ou panquecas caseiras ou bolachas caseiras.
Como não me quero levantar muito mais cedo para estas preparações tenho sempre pão congelado e os bolos costumo congelar à fatia para retirar no próprio dia e enquanto nos preparamos tudo descongela.
Estes fofinhos são excelentes para congelar - ficam super fofos na mesma e descongelam com a mesma rapidez que as carcaças.

Vi a receita no blogue da Suzy, que é portuguesa e agente da Bimby  na Alemanha.

O que usei:
270 gr de leite
80 gr de margarina
60 gr de açúcar
40 gr de fermento fresco
550 gr de farinha tipo 65
1 colher de chá de sal
10 gr de açúcar baunilhado



Como fiz:
Coloquei no copo o leite, o açúcar , a margarina e liguei 37º/3 min/vel 3.
Juntei o fermento e liguei 37º/3 min/vel 3.
Juntei o resto dos ingredientes no copo e liguei 5 min/vel espiga
Dividi a massa em 12 bolinhas,formei bolinhas lisinhas e coloquei num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
Como estava a fazer pão coloquei por cima do forno a levedar, não sei exatamente quanto tempo.
Quando estavam com o dobro do volume coloquei pepitas de chocolate por cima dos fofos e levei ao forno a 180º até ficarem douradinhos, cerca de 25 a 30 minutos.

Nota: eu não pincelei os fofos nem com manteiga nem com leite porque não gosto da cor escura com que ficam, mas a receita original pede para se fazer. Da próxima vez vou juntar as pepitas na massa, pois como congelo os fofos, com a condensação elas caem.

Sem comentários:

Enviar um comentário